1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E PSICANÁLISE: A CRIMINOLOGIA EM QUESTÃO

Diante das transformações societárias, seus modos de regulação e de subjetivação contemporâneos, no I Congresso Internacional de Psicanálise e Direito, com o tema da criminologia em questão, visamos avançar na interface entre essas duas disciplinas, propondo, de maneira suplementar e disjunta, produzir efeitos e ideias que estimulem novos discursos e novas práticas. Partiremos das questões que interrogam os dois campos, tais como a judicialização da vida cotidiana, a crítica da tipologia do criminoso, a criminalização da pobreza, o destino da juventude brasileira, os direitos humanos e as questões de gênero e do sistema prisional, assim como as relações de direito no estado de permanente exceção. Esperamos, assim, atualizar esse encontro histórico, suscitar o debate crítico, incentivar a produção de novas soluções teóricas e metodológicas, além de pensar as possíveis interlocuções entre esses domínios do conhecimento, contribuindo, assim, para a formação dos participantes.

O evento acontecerá em Belo Horizonte, sediado no Centro de Atividades Didáticas 1 – CAD1 do Campus Pampulha, entre os dias 21 e 23 de agosto, sendo promovido pelo Programa Interfaces do Núcleo PSILACS e pela Clínica de Direitos Humanos, ambos da UFMG.

Além das conferências internacionais, mesas plenárias e mini-cursos, inovamos ao arejar o evento com roda de entrevista, discussão de casos e exibição de áudio-visuais. Também receberemos a submissão de trabalhos oriundos de produções nacionais e internacionais em Grupos de Trabalho Temáticos. As submissões de trabalhos para os Grupos estarão abertas de 12 de Maio a 12 de Julho de 2017 através do e-mail criminologiaemquestao@gmail.com

Os Grupos de trabalho terão os seguintes temas: (I) Interface, história e atualidades entre Psicanálise e Criminologia; (II) A judicialização da vida; (III) Estado de Exceção e defesa de Direito; (IV) Direitos Humanos e Psicanálise.

Opcionalmente, ainda serão oferecidos aos participantes interessados sete Mini-Cursos durante o Congresso. Eles terão quatro horas de duração e todos acontecerão concomitantemente na quarta-feira, dia 23/08/2017, das 14:00-18:00. Suas metodologias articulam teoria e prática, políticas públicas e casos concretos. As vagas serão limitadas.

Os Mini-Cursos são:(I) Virtualidade, o Saber e o Ato; (II) Adolescência, Violência e Segregação; (III) Do Universal ao Singular: a Violência, o Crime e o Sujeito; (IV) A Psicanálise nas Situações Sociais Críticas: a Clínica na Urgência Social; (V) Criminologia Crítica; (VI) Atuação Estratégica em Direitos Humanos; (VII) Iniciação à Justiça Restaurativa.

ATENÇÃO: i) somente as pessoas devidamente inscritas no Congresso podem se inscrever em um dos sete mini-cursos e ii) a realização de cada mini-curso está condicionada ao quórum mínimo de dez participantes.

Para mais informações entre na página do Congresso e também no evento do Facebook .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *