Filosofia com Cinema: exibição do filme O Coração da Loucura

O Curso de Filosofia está promovendo a prática extensionista intitulada Filosofia com Cinema, como parte das atividades da disciplina Seminário de Integração: filosofia, cinema e literatura. A atividade ocorre aos sábados, das 9h às 12h30, no auditório 1 do prédio 4, Campus Coração Eucarístico, e está aberta à participação do público em geral.

A cada encontro há a exibição e a discussão de um filme, além de uma proposta lúdica entre os participantes. O evento será coordenado e conduzido pela professora Marli Maria Mendes.

As inscrições poderão ser feitas nos dias dos eventos e serão emitidos certificados, mediante prévia solicitação.

Programação:

30/9/2017
Nise – O Coração da Loucura
Diretor: Roberto Berliner
Ano: 2015, Brasil
Sinopse: Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, por meio do amor e da arte.

28/10/2017
Instinto (Instinct)
Diretor: Jon Turteltaub
Ano: 1999, EUA
Sinopse: Em uma de suas viagens o Dr. Ethan Powell (Anthony Hopkins), um famoso antropologista, desaparece. Ele é encontrado em Ruanda dois anos depois, mas antes de ser detido ele mata três homens e fere dois. Após algum tempo o governo americano consegue sua custódia e ele passa a ser analisado pelo Dr. Theo Calder (Cuba Gooding Jr.), um psiquiatra que considera este caso uma oportunidade rara. Mas, por algum motivo, o Dr. Powell não fala uma única palavra; contudo, aos poucos, esta barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que é considerado por muitos como louco.

11/11/2017
O Doador de Memórias (The Giver)
Diretor: Phillip Noyce
Ano: 2014, EUA
Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e, agora, cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento, digno da responsabilidade.

Mais informações: (31) 3319-4540 ou e-mail atendimentoiftdj@pucminas.br.