IV Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial

O Grupo de Estudos em Arbitragem (Gearb) e o Grupo de Estudos em Mediação Empresarial (Gemede), vinculados à Faculdade Mineira de Direito, e o Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima) realizarão nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31 de março, o IV Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial (CBame), no Amadeus Business Tower (av. do Contorno, 6584), Savassi, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas, e os valores podem ser conferidos na internet. De acordo com os organizadores, estudantes da PUC Minas têm descontos especiais.

Na mesa de abertura, às 15h, estão previstas as presenças do diretor da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas, professor Guilherme Coelho Colen; do presidente do Conima, Roberto Pasqualin; do vice-presidente de mediação da Câmara de Arbitragem Empresarial (Camarb), professor da PUC Minas Leandro Rigueira Rennó Lima; da professora Luciana Costa, coordenadora do Curso de Direito da Unidade Praça da Liberdade; e Fernanda Rocha Lourenço Levy, coordenadora geral do congresso. Em seguida, haverá a final da I Edição da Competição Brasileira de Mediação Empresarial, em parceria com a Camarb.

Haverá também mesas de debates e paineis sobre: O Importante Papel das Competições na Formação do Futuro Profissional da Mediação Empresarial; Mediação no Brasil: relato de casos de sucesso; A mediação empresarial no Brasil após a entrada em vigor da Lei nº 13.140/15 e do Novo Código de Processo Civil; A influência estrangeira no desenvolvimento da mediação empresarial no Brasil; Arbitragem no Brasil: relato de casos de sucesso; Arbitragem e Análise Econômica do Direito; e Arbitragem e confidencialidade.

O objetivo do evento é fomentar o estudo da arbitragem e da mediação empresarial na comunidade acadêmica e profissional brasileira, estimulando a criatividade e o espírito crítico dos seus colaboradores.

Podem participar estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, profissionais graduados e pesquisadores de quaisquer áreas do conhecimento. O congresso é destinado à comunidade acadêmica e profissional em geral, especialmente advogados, estudantes e professores de cursos de Direito e demais áreas do conhecimento que possam se interessar pelo estudo e pela pesquisa da arbitragem e da mediação empresarial como formas de resolução de conflitos.

Outras informações e programação: https://ivcbame.vpeventos.com/.