Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas

O Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas: práticas e políticas de mobilidade na América Latina será realizado de 21 a 23 de junho, no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (Edifício Emaús – av. Itaú, 505, bairro Dom Bosco), Campus Coração Eucarístico. O evento, das 10h às 18h30, é uma parceria dos programas de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas e de Sociologia da UFMG, Universidade Federal Fluminense (UFF) e BHTrans.

Serão contemplados os eixos temáticos Mobilidades Intraurbanas; e Mobilidades Interurbanas, Regionais e Rurais. Haverá mesas-redondas e conferências sobre mobilidades femininas, práticas urbanas de mobilidade, transporte urbano, políticas de mobilidade urbana, iniciativas cidadãs de mobilidade urbana e mobilidades populares.

O evento pretende abrigar pesquisas e análises de políticas públicas que tenham como objeto empírico a mobilidade. Trata-se de compreender as formas e significados de diversas experiências, práticas e representações sobre o deslocamento em diferentes contextos socioespaciais e temporais. Para tal fim, a programação inclui conferências, mesas-redondas e atividade de trabalho de campo que tratam das seguintes questões: 1) as formas de mobilidade ou deslocamento cotidiano, seus arranjos espaço-temporais característicos, as diferenças no deslocamento (inclusive as imobilidades) em relação às capacidades dos diferentes sujeitos de se mover e ter acesso a benefícios, em razão de situações de classe, gênero, localização, idade ou valores religiosos e morais; 2) as diversas práticas de deslocamento e sua relação com formas de organização de coletivos, identidades, institucionalidades e construção de políticas públicas; 3) as propostas metodológicas para o estudo de sujeitos em movimento. Assim, quer-se estimular a reflexão conceitual/interpretativa combinada com avanços na discussão metodológica inspirados por pesquisas atuais sobre mobilidades, as quais privilegiam contextos empíricos situados entre/em cidades e áreas rurais.

As inscrições serão realizadas no evento. Mais informações: e-mail ceurbfafich@gmail.com e telefone (31) 3411-5162 ou 3409-5031

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *