Simpósio Filosófico: violência, discurso e poder

O Curso de Filosofia irá realizar, nos dias 5, 6 e 7 de abril, o Simpósio Filosófico: violência, discurso e poder. Até esta quarta-feira, 29 de março, os interessados poderão enviar resumo, com no máximo dez linhas, para apresentação no evento, ao e-mail primeirosimposiodefilosofia@gmail.com. Mediante solicitação, poderão ser emitidos certificados de participação. O evento acontecerá no auditório 1 do prédio 4, Campus Coração Eucarístico.

Outras informações pelo telefone: (31) 3319-4540.

Programação completa:

5 de abril – quarta-feira
– 19h15: abertura, com o professor padre Evandro Campos Maria diretor IFTDJ (PUC Minas)
– 19h30: palestra Poder e Retórica em Maquiavel, com o professor Helton Adverse (UFMG)

6 de abril – quinta-feira
– 8h: palestra Política e Violência em Espinosa, com o professor Andrelino Ferreira dos Santos Filho (PUC Minas/UEMG)
– 9h30: palestra Linguagem, Racionalidade e Poder, com o professor Paulo Andrade (Ista)
– 14h às 17h: comunicações
– 17h: exibição do Documentário Documentário e Ativismo, da professora Flávia Craveiro (ex-aluna de Filosofia da PUC Minas e professora de Sociologia no Ensino Médio do Estado de Minas Gerais), com a participação da diretora do documentário e do professor Sanzio Dolabela Cânfora.
– 19h: mesa-redonda Violência, Escola e Poder
Prof. Robson Savio Reis Souza (PUC Minas) – Tema: Violência na Escola, da Escola e contra a Escola
Prof. Robson Figueiredo Brito (PUC Minas) – Tema: Oficinas Educativas de combate à Violência no Ensino Médio
– 20h50: palestra Metafísica e Violência – Nilo Ribeiro Junior (Faje)

7 de abril – sexta-feira
– 8h: palestra Poder, Violência e Secularização em Habermas, com o professor Paulo Sérgio Araújo (Ista)
– 9h30: palestra A Histórica Violência da Elite Brasileira, com Lilian Bernardo Gomes (Ista).