Projeto Ler Mulheres estreia na FMD com conto escrito por Conceição Evaristo

Por: Luciana Pimenta – Profa. da FMD, responsável de projeto Ler Mulheres

Esta semana, a Faculdade Mineira de Direito estreou as atividades do Projeto Ler Mulheres, que integra o Programa Direito Delas, lançado no dia Internacional das Mulheres deste ano.

O texto escolhido para a estreia foi o conto Natalina Soledad, do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, da escritora mineira Conceição Evaristo, que serviu de porta de entrada a um importante debate sobre o feminismo negro, marcadores sociais do racismo e dignidade feminina, abordada como direito à construção da própria história.

O encontro teve a condução da Profª. Luciana Pimenta, responsável pelo Projeto, e contou com a participação da Mestranda em Direito e Literatura Luísa Consentino de Araújo, ambas pesquisadoras da obra da escritora Conceição Evaristo.

O evento, que contou com a participação dos alunos alunos da casa, no turno da tarde, é um importante marco no pensar e pesquisar o Direito por caminhos outros, atentos aos desafios éticos e políticos a que somos cotidianamente convocados, em uma sociedade com valores a serem transformados e direitos a serem construídos e concretizados.