São Gabriel: projeto promove a mediação de conflitos

A Unidade São Gabriel, por meio dos cursos de Psicologia e de Direito, iniciou na semana passada a mediação de conflitos, ação comunitária e educação em direitos humanos destinados à população do bairro e região. As atividades são realizadas através do projeto de extensão MediAção Comunitária: mediação de conflitos e educação comunitária, coordenado pelo professor do Curso de Psicologia Rubens Ferreira do Nascimento. A mediação de conflitos busca possibilitar a rápida resolução de desentendimentos, por meio do diálogo entre as partes, servindo-se como auxílio na criação de alternativas em soluções satisfatórias que possam colocar fim ao conflito.

O projeto também pretende oferecer vagas para novos participantes, alunos dos campi e unidades, dos cursos de Psicologia, Direito, Serviço Social, Comunicação Social, Pedagogia e Administração. Para participar é necessário realizar a capacitação sobre a Extensão da PUC Minas em data a ser divulgada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e entregar carta de intenção, histórico e currículo na Coordenação de Extensão da Unidade (prédio H – sala 207), de segunda a sexta-feira, no horário das 14h às 18h, e terça e quinta-feira, das 8h30 às 12h. Poderá haver entrevista grupal e individual, caso necessário. Para ser atendido, o interessado deverá marcar atendimento na Fundação Metodista (rua Curimatã, 300 – São Gabriel), pelo telefone (31) 3447-0373 ou no local.

Histórico do projeto

O atual projeto de extensão é um desenvolvimento do antigo MEDH e Ação Comunitária, que começou as atividades em 2014. O MEDH buscou realizar, reunindo alunos dos cursos de Psicologia e de Direito, mediações de conflitos no bairro São Gabriel, práticas psicossociais de educação em direitos humanos; participou em mediações policiais no Projeto Mediar da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em ações socioambientais no Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, na região do Baixo Onça, no bairro Ribeiro de Abreu e região, e em redes de desenvolvimento social-comunitário nos bairros São Gabriel e Jardim Felicidade.