Atendimentos gratuitos para população em situação de rua

O projeto de extensão Andanças participará da Rua de Direitos, ação que promove o acesso das pessoas em situação de rua a serviços básicos, direito de todo cidadão. A equipe do Andanças realizará atendimentos jurídicos, psicológicos e de enfermagem ao público. O evento será nesta terça-feira, 26 de setembro, no Parque Municipal de Belo Horizonte (Parque Municipal Américo Renné Giannetti – av. Afonso Pena, 1.377), das 9h às 17h. No evento, também são oferecidos outros serviços como a emissão de documentos, atendimentos médicos, odontológicos, consultorias previdenciárias, cortes de cabelo, entre outros.

A Rua de Direitos é uma das ações realizadas pelo projeto Rua do Respeito: todos temos direito a ter direitos, que tem o objetivo de promover a inclusão social e o resgate dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas em situação de rua. O projeto Rua do Respeito é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Segundo estimativa da Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), pelo número de atendimentos prestados, há pelo menos três mil pessoas morando nas ruas da capital mineira – um aumento de quase 70% em relação aos 1.827 moradores contabilizados no último censo, realizado em 2013.

O projeto de extensão Andanças: população em situação de rua e práticas transdisciplinares, desenvolvido desde 2015 com fomento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem o objetivo de contribuir no combate à exclusão social e promover a cidadania entre as pessoas que estão em situação de rua em Belo Horizonte.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *