APRESENTAÇÃO E HISTÓRIA

A Faculdade Mineira de Direito (FMD) é uma instituição de ensino superior da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, criada em 12 de março de 1949, a pedido do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral.
Em 10 de maio, foi empossado o Diretor da FMD, o então Desembargador e processualista mineiro Alfredo de Araújo Lopes da Costa (1885-1966). Daí se explica a razão pela qual a FMD é carinhosamente chamada de “Casa de Lopes da Costa”.
Em dezembro de 1949 foi publicado o edital de convocação do primeiro concurso de Habilitação e foram oferecidas 30 vagas para a constituição da primeira turma, cujas aulas regulares começaram em 13 de março de 1950.
Desde o início, o lema da Faculdade Mineira de Direito já estava definido: o Diretor, Lopes da Costa, e Dom Cabral escolheram “Lex Tua veritas”. Contido no Salmo 119:142, a frase significa “A Tua lei é a verdade”.
A aula inaugural, proferida pelo próprio Lopes da Costa, teve como título o lema da Faculdade.
Em 10 de novembro de 1951, uma comissão federal enviou à Diretoria de Ensino o parecer favorável ao reconhecimento. Assim, por meio do Decreto n. 30.975, de 10/06/1952, o Presidente Getúlio Vargas concedeu o reconhecimento ao curso de bacharelado em Direito da FMD.
Desde a criação da primeira faculdade ligada à Arquidiocese de Belo Horizonte, o arcebispo Dom Cabral tinha a intenção de reunir todas as instituições sob uma única mantenedora e administração universitária. Da parte da FMD, em 20 de junho de 1958, sua Congregação decidiu pela incorporação à Universidade. Então, em 12 de dezembro de 1958, o Presidente Juscelino Kubitschek e o Ministro da Educação Clóvis Salgado assinaram o Decreto n. 45.046, de criação da Universidade Católica de Minas Gerais, que reuniu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria (1948), a Faculdade Mineira de Direito (1949), a Escola de Enfermagem Hugo Werneck (1951), a Faculdade de Ciências Médicas (1951), a Escola de Educação Física (1952) e a Escola de Serviço Social (1954).
Atualmente a FMD possui, entre unidades e campi, dez centros de graduação, cada um com um coordenador. Em Belo Horizonte, há unidades no Barreiro, no Coração Eucarístico, na Praça da Liberdade e em São Gabriel. No interior, os campi dividem-se nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.
O curso de graduação em Direito da PUC Minas é um dos mais prestigiados e tradicionais do Brasil, frequentemente reconhecido em rankings nacionais e internacionais de excelência.
A FMD possui acordos e parcerias internacionais que possibilitam o intercâmbio de alunos com Alemanha, Canadá, Chile, Espanha, França, Itália, Hungria, México, Portugal, entre outros.